extinção do copo de requeijão!

Nossos copos de vidro "gratuitos" estão com os dias contados. Mais da metade das marcas de requeijão já mudaram para as embalagens de plástico. Em breve nossos copos serão apenas uma memória!

Participe desta ação:
- envie frases, comentários ou histórias sobre o copo.
- fotografe seus copos de requeijão e envie para o blog.

O email é info@andreabandoni.com

Registre sua apropriação dessa embalagem-objeto e poste aqui. Coloque nome e local. O copo de requeijão é um fenômeno único do design de embalagem brasileiro.



domingo, 16 de dezembro de 2007

comentário de Gustavo Eiji Kaneto, São Paulo

Odeio os copos de plástico. A borda deles não permite que você beba confortavelmente. A tampa é meio difícil de encaixar, daí vira-e-mexe o copo escorrega da mesa e o conteúdo sai pra dar uma volta. Mesmo assim, pra guardar pequenas porções de comida ele até que é bom. Prefiro estes copos horríveis aos potes de margarina porque é melhor algo transparente pra não ter que ficar abrindo um por um até achar o resto de feijão ou a cebola picada.
Os de vidro, quando o requeijão ainda está na ativa, são difíceis de retampar e se o consumista não for voraz, acaba dando uma ressecadinha no creme. Mas nada muito grave.
Tem uma leva nova de copos de vidro, os mais fininhos e altos, que eu não gosto. Porque é mais difícil enfiar a mão pra lavar até o fundo. Odeio essa impossibilidade.
Mas, além dos de requeijão, tem os de Nutella. Será que a febre é só no Brasil também? Eu não costumo comprar, mas até conheço gente que tem coleção deles. Parece que teve uma época que saiu com estampa do Bob Esponja. Não são aqueles potinhos, não. São copos, mesmo. Não são altos, como os de requeijão. São mais atarracados. São legais pra beber cachaça, por exemplo.
Achei até este outro blog, ó: http://radamesm.wordpress.com/2007/06/17/a-hora-e-a-vez-do-copo-de-nutella/
Aliás, o copo mais bonito daqui de casa me disseram que era de Nutella. Mas este eu nunca mais vi nos mercados; um amigo que arranjou. Eu adoro usá-lo, só porque ele mais bonito que os de requeijão. Eu achava que era bobeira minha ter achado ele mais bonito, algo claramente ligado ao TOC, mas um dia minha irmã veio aqui em casa, olhou o copo na mesa e disse: Nossa, que copo bonito!
É esse aqui, ó: http://basedonatruestory.com/ldk/archives/04/12/003269_nutella.html
Acho que bobearam e não lançaram esse no Brasil... E parece que a tampa dele, inclusive, resolve o problema das tampas de metal que não fecham direito o copo de requeijão.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aqui na Holanda quando propus tratar deste assunto, eles falaram que era igual ao copo de Nutella... Eu acho que há uma relação, mas a diferença é a escala do consumo e o fato de ser mais recente a história da Nutella no Brasil. Não sei se as pessoas se mobilizariam se o copo de Nutella mudasse de embalagem... O produto em si é mais elitizado, "importado"... E aqui na Holanda esse "reuso" não faz o menor sentido, pois creio que o copo de requeijão, pela importância que tem para as pessoas e por ser tao cotidiano, é uma questão cultural. Mas os copos de nutella são uma graça! São segunda opção, rs..

Paula Signorini disse...

Oi Gustavinho...

Eu tive estes copos de Nutella aqui no Brasil... Depois mudaram pra um que tem uns "rachinhos" embaixo. E é menor... Vem menos Nutella nestes novos.