extinção do copo de requeijão!

Nossos copos de vidro "gratuitos" estão com os dias contados. Mais da metade das marcas de requeijão já mudaram para as embalagens de plástico. Em breve nossos copos serão apenas uma memória!

Participe desta ação:
- envie frases, comentários ou histórias sobre o copo.
- fotografe seus copos de requeijão e envie para o blog.

O email é info@andreabandoni.com

Registre sua apropriação dessa embalagem-objeto e poste aqui. Coloque nome e local. O copo de requeijão é um fenômeno único do design de embalagem brasileiro.



segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

comentário de Ana Lucia Frusca, Rio de Janeiro

O endereço de seu blog me foi enviado (juntamente com o pedido do envio de fotos de copos de vidro de requeijão) por uma amiga do Rio Grande do Sul, que é arquiteta, a Elenara Leitão.

Achei a idéia que fundamenta sua tese de mestrado sensacional!

A mim muito me incomoda a substituição do vidro pelo plástico, nos copos de requeijão. Principalmente porque sou descendente de antigos fabricantes de vidro. Meu bisavô era "maestro vitraio" na Itália e meu avô era químico especializado na fabricação de vidro. Minha família possuia uma fábrica de vidro, aqui no Rio, que faliu exatamente após o surgimento dos utensílios de plástico rígido.

Tenho dois tipos de copos de requeijão em minha casa na serra, em Teresópolis: Guardo uma pequena coleção de copos de vidro reutilizáveis antigos (lançados em 1993/1994) com desenhos silkados de personagens de Maurício de Souza (turma da Mônica) e também vários copos de vidro de requeijão (do grande e do pequeno) que pintei com espirais coloridas em tinta própria para vidro, queimada em alta temperatura, para usar no dia a dia.

O problema é que só irei à minha casa após as festas de fim de ano, em janeiro. Pelo que entendi, seu trabalho acaba no fim deste ano.

Mesmo assim, fotografarei todos e enviarei a você. Se não der tempo de incluir as fotos em seu trabalho, ao menos você fica com as fotos para seu arquivo pessoal sobre o assunto.

Nenhum comentário: