extinção do copo de requeijão!

Nossos copos de vidro "gratuitos" estão com os dias contados. Mais da metade das marcas de requeijão já mudaram para as embalagens de plástico. Em breve nossos copos serão apenas uma memória!

Participe desta ação:
- envie frases, comentários ou histórias sobre o copo.
- fotografe seus copos de requeijão e envie para o blog.

O email é info@andreabandoni.com

Registre sua apropriação dessa embalagem-objeto e poste aqui. Coloque nome e local. O copo de requeijão é um fenômeno único do design de embalagem brasileiro.



quarta-feira, 28 de novembro de 2007

foto: Antonio Carlos Oliveira, São Paulo



requeijão com água

foto: M.F. e M.P. R.O., São Paulo



copos secando junto com a louça diária.

foto: M. F. R., São Paulo



Mickey já fez parte dos copos de requeijão!

abaixo assinado?! - parte 2

" na verdade eu não concordo muito não...(com o abaixo assinado)

Se as empresas agora produzem com embalagens de plástico é porque todo o processo é mais barato ou mais aceito pelo consumidor, ninguém opta por investir $$ e modificar toda sua linha de produção simplesmente porque acordou de mal humor e quer destruir o mundo.

se voltarem pro vidro o custo será mais alto, o produto mais caro e o acesso da população ao alimento menor, em larga escala e extrapolando para outros alimentos...isso significaria mais fome...imagina...vamos voltar o leite para garrafas de vidro...suco de laranja...legumes etc etc...

Outro ponto, as carretas possuem um peso máximo que podem carregar dependendo de sua capacidade. Para transportar produtos em embalagens de vidro necessitam deixar uma grande parte do seu volume vazio, ou seja, para transportar a mesma quantidade de requeijão e maionese precisarão de mais caminhões,assim, outra vez aumentará o custo do processo. AH, queimará mais combustível, poluindo mais o ambiente. (uma das coisas com as quais eu trabalho é otimização de carretas, confie, isso é correto...)

caso uma empresa opte por um processo de produção com custo superior aos seus concorrentes, perderá mercado e poderá fechar suas portas, ocasionando a demissão de centenas de trabalhadores.

esse e-mail me parece meio escrito para protestar por protestar sem ter toda a informação sobre como funcionam as indústrias ou o mercado....

Isso de dizer "plástico polue vamos voltar pro vidro" é clichê e irreal....não adianta voltar no tempo....é preciso olhar pra frente e descobrir novos processos para reciclar/reaproveitar/otimizar o que consumimos hoje ou então descobrir novos materiais e tecnologias para utilizar...

isso é o mesmo que dizer....não vamos mais utilizar automóveis....agora todo mundo usa charrete de burro porque gasolina suja o planeta....não é por aí...a saída e descobrir novas fontes de energia mais limpas...(ou não???)

esse abaixo assinado me parece um tanto quanto ingênuo....ou eu que sou meio cética....mas realmente não concordo...."

abaixo assinado?! - parte 1

esta é uma série de emails que recebi sobre a história de um abaixo assinado que circulou pelos emails há um tempo atrás, sobre o mesmo assunto, gerando muita discussão. Parte um:

"Oi pessoal!

Fico feliz em ver tantas pessoas se manifestando - sinal que o assunto causa desconforto, o que é muito melhor que a indiferença.
Não gostei de ver a troca das embalagens, do vidro para o plástico, e essa foi a primeira vez que tentei me manifestar. Tive a idéia do abaixo assinado, e confesso que o fiz mais como uma provocação do que por uma esperança de que as indústrias voltassem atrás em suas considerações. Fiz isso para que algumas pessoas que nunca tenham prestado tanta atenção àquilo que consomem tivessem uma oportunidade de fazê-lo; e para que aquelas que já tenham colocado algum pensamento no assunto pudessem se manifestar.
Claro que vou enviar as assinaturas para as empresas, apenas para que elas saibam que alguns de nós nos indignamos, mas acho que nada será feito a propósito. No máximo, acho, eles podem divulgar alguma nota mostrando (de alguma forma incrível) que o plástico é uma opção socio e ambientalmente correta, veremos.

Bom, concordo que, mesmo que elas viessem a trocar as embalagens, isso seria uma medida que atuaria nos sintomas da crise, de forma extremamente puntual. Obviamente, a crise com que estamos lidando é muito mais ampla, é social, ecológica, espiritual, educacional, de valores, de vida. Acho legal a idéia de colocar uma "taxa ambiental" no valor dos produtos, mas ainda assim acho que isso não resolve totalmente a origem da crise, que em meu ver, está na nossa maneira de pensar. Acredito em leis, medidas governamentais e econômicas, mas acredito, sobretudo, que CADA UM DE NÓS deve agir conforme seu nível de consciência, trazendo para si a reponsabilidade sobre suas escolhas e ações, e não a delegando para órgãos e instituições, já tão abarrotados e burocráticos. Em algum momento, nesse sitema massificante, aprendemos que nossas ações individuais não tem valor e que não há nada que possamos fazer no sentido do mundo em que acreditamos.
A provocação do copo de requeijão foi para me lembrar, e lembras àqueles que a lessem, que temos sim o poder sobre nossas escolhas.
Acredito no boicote aos produtos que consideremos nefastos, acredito no potencial de cada um de nós para construir uma vida digna e livre. Medidas concretas. Escolhas.

Continuem escrevendo, tudo o que li foi de muito valor para minhas reflexões. Brigada!

Mariana"

foto: Vera Lúcia, São Paulo



Foto do copo de nutella, também reaproveitável. Mas não é igual ao de requeijão!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

comentário de Mila Santoro, São Paulo

Não tenho fotos... Mas até fiquei pensando em fazer algumas.

De qualquer jeito, só queria comentar que outro dia, no Pão de Açúcar eu estava justamente pensando nos requeijões e notei que o Aviação, que é ótimo e tem copo de vidro, custava R$ 1 a mais do que os outros, com embalagem de plástico. Eu fiquei pensando que isso deveria ser o custo do próprio copo, repassado ao consumidor, que, portanto, se prestasse atenção só no preço iria com certeza preferir comprar o de plástico.
Você tem visto requeijões no vidro mais baratos que os de plástico??
Não sei o que fazer quanto a isso, mas acho que só pressão do consumidor é que mudaria o panorama.

Só que o copo de plástico pode ser reaproveitado com tampa, coisa que o de vidro não permite, e acho que muita gente menos esclarecida prefere...

Gostei do assunto!

Beijão
Mila

comentário de Maria Cecília B.B., São Paulo

Que idéia maravilhosa: copo de requeijão!! Mergulhar no nosso passado, na nossa cultura, nos nossos costumes. O copo de requeijão!! Talvez nenhum outro produto tenha tido um uso secundário na vida dos brasileiros tão marcante quanto o copo de requeijão!! Mesmo na casa daqueles que não consumiam o produto com tanta freqüência, o danado do copo podia ser encontrado, era – e ainda é, em muitas casas – parte intrínseca da “decoração cotidiana” da cozinha brasileira. Passei minha infância bebendo refrigerante, leite, suco e água em copo de requeijão, na minha casa e na dos meus amiguinhos. Cresci, e continuo bebendo leite, suco, água, cerveja e até vinho, se necessário, em tal copo. Há os mais largos, mais finos, mais retos, mais abaloados, altos e baixos. Os outros copos, por mais bonitos que fossem, sempre foram deixados de lado diante dos tão familiares copos de requeijão. “Só tem copo de requeijão; pode ser?” – “Lógico, é nesse mesmo que eu estou acostumado a beber”. Ai, vieram os desenhados, divertidos, e fazia-se coleção. Acabaram! E com o fim deles também logo começaram a sumir os mais tradicionais. TRADICIONAIS – sim, porque eles eram parte já do nosso dia-a-dia. Casa de rico, casa de pobre, casa de classe média, sempre possível encontrá-lo no armário, na pia, na mesa.

Eu, até hoje, quando vou ao supermercado, tento encontrar os potes de vidro. Confesso que já não sei mais quais são as marcas que ainda o tem, mas, se achar e não for uma marca tão desconhecida, muitas vezes opto por essa opção, simplesmente porque tem mais cara de requeijão. Se começaram com essa idéia por marketing ou se foi um uso criativo do brasileiro, eu não sei. Eu diria que um pouco de ambos, apesar que, acredito que a mente criativa dos marketeiros brasileiros deva ter pensado nisso quando lançou o produto. Se não pensou, aproveitou-se da idéia quando lançou a linha dos copos desenhados. Mas, imagino que os gastos tenham falado mais alto, e as empresas resolveram optar pela força do produto requeijão, mais do que na força de sua embalagem – por mais difícil que seja para nós aceitar que exista essa dissociação. Mas, pelo requeijão, como tão falado no blog, ser um queijo tipicamente brasileiro e adorado por muitos de nós, as empresas puderam se dar ao luxo de baratear o custo e ainda assim vender bem.

Eu, de qualquer forma, gostaria muito que os responsáveis pela mudança da embalagem parassem para ver a força deste trabalho e voltassem atrás, para nos dar, além do delicioso requeijão, o prazer de manter os copos em nosso uso diário e duradouro (tenho copos em casa que já não sei mais nem de quando são!). E digo mais: o fabricante que fizer o melhor design de copo, tendo um requeijão de qualidade e preço acessível, claro, ganha minha compra! O copo é parte do produto!!

Agora quando a caixa de catupiry, sabe que há muito tempo não pensava nessa troca, senti na época, mas nem tanto, até porque as novas caixas (de plástico) não eram tão ruins, e por ser uma caixinha, acho que foi facilmente substituída em nossas casas por outros objetos (caixas de presente, latinhas e etc). Já o copo de requeijão é praticamente único em seu reuso; trocado apenas por copos “de verdade”, sem graça, comprados única e exclusivamente com o intuito de serem meramente “copos”.


Ah, como último comentário: Tão logo vi o blog, comecei a escrever o texto. Achei a idéia espetacular, realmente me inspirou a pensar a respeito e vir aqui defender o tão querido e familiar “copo de requeijão”. Meu voto é contra a sua extinção!!

Logo mais farei as fotos!!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

copo série limitada "volpi"


por rameramos, São Paulo.

copos de requeijão


Por rameramos, São Paulo.