extinção do copo de requeijão!

Nossos copos de vidro "gratuitos" estão com os dias contados. Mais da metade das marcas de requeijão já mudaram para as embalagens de plástico. Em breve nossos copos serão apenas uma memória!

Participe desta ação:
- envie frases, comentários ou histórias sobre o copo.
- fotografe seus copos de requeijão e envie para o blog.

O email é info@andreabandoni.com

Registre sua apropriação dessa embalagem-objeto e poste aqui. Coloque nome e local. O copo de requeijão é um fenômeno único do design de embalagem brasileiro.



quarta-feira, 28 de novembro de 2007

abaixo assinado?! - parte 1

esta é uma série de emails que recebi sobre a história de um abaixo assinado que circulou pelos emails há um tempo atrás, sobre o mesmo assunto, gerando muita discussão. Parte um:

"Oi pessoal!

Fico feliz em ver tantas pessoas se manifestando - sinal que o assunto causa desconforto, o que é muito melhor que a indiferença.
Não gostei de ver a troca das embalagens, do vidro para o plástico, e essa foi a primeira vez que tentei me manifestar. Tive a idéia do abaixo assinado, e confesso que o fiz mais como uma provocação do que por uma esperança de que as indústrias voltassem atrás em suas considerações. Fiz isso para que algumas pessoas que nunca tenham prestado tanta atenção àquilo que consomem tivessem uma oportunidade de fazê-lo; e para que aquelas que já tenham colocado algum pensamento no assunto pudessem se manifestar.
Claro que vou enviar as assinaturas para as empresas, apenas para que elas saibam que alguns de nós nos indignamos, mas acho que nada será feito a propósito. No máximo, acho, eles podem divulgar alguma nota mostrando (de alguma forma incrível) que o plástico é uma opção socio e ambientalmente correta, veremos.

Bom, concordo que, mesmo que elas viessem a trocar as embalagens, isso seria uma medida que atuaria nos sintomas da crise, de forma extremamente puntual. Obviamente, a crise com que estamos lidando é muito mais ampla, é social, ecológica, espiritual, educacional, de valores, de vida. Acho legal a idéia de colocar uma "taxa ambiental" no valor dos produtos, mas ainda assim acho que isso não resolve totalmente a origem da crise, que em meu ver, está na nossa maneira de pensar. Acredito em leis, medidas governamentais e econômicas, mas acredito, sobretudo, que CADA UM DE NÓS deve agir conforme seu nível de consciência, trazendo para si a reponsabilidade sobre suas escolhas e ações, e não a delegando para órgãos e instituições, já tão abarrotados e burocráticos. Em algum momento, nesse sitema massificante, aprendemos que nossas ações individuais não tem valor e que não há nada que possamos fazer no sentido do mundo em que acreditamos.
A provocação do copo de requeijão foi para me lembrar, e lembras àqueles que a lessem, que temos sim o poder sobre nossas escolhas.
Acredito no boicote aos produtos que consideremos nefastos, acredito no potencial de cada um de nós para construir uma vida digna e livre. Medidas concretas. Escolhas.

Continuem escrevendo, tudo o que li foi de muito valor para minhas reflexões. Brigada!

Mariana"

2 comentários:

Suzana Rigo disse...

Na infância tinha uma amiga, a Fátima, que levava pão com requeijão todo dia... eu morria de vontade, mas a vida dura dos meus pais impedia comprar essa iguaria (pra mim, naquela época). Quando estudante eu e minha irmã dividíamos uma casinha antiga e um dia ganhamos uma sacola cheinha de copos de requeijão, vazios é claro, foi uma festa - literalmente falando. Tinha copo de vidro e não copinhos descartáveis, pra todo mundo. A propósito quer coisa mais feia do que esses copinhos brancos, descartáveis. Só mesmo sacolinha de supermercado. Igualmente feias e danosas ao meio ambiente.
Depois passei a consumir requeijão porque eu e meu filho gostámos de comer com pão francês e com doce que vinha do sítio da minha mãe, e os copos eu ia guardando. Apareceram os copos com personagens da Disney, com reproduções do Portinari, da Tarsila... tínhamos todos e não valia repetir.
Agora tenho poucos porque enjoei do gosto de requeijão e meu filho, agora chef de cozinha, acho que nem toma café da manhã direito.
Guardo uns 4 copos no armário junto com as taças e uma xícara que tenho como relíquia. Gosto mais dos copos retinhos, acho que são da DANUBIO.
Outros copos, AVIAÇÃO cujo rótulo é difícil de tirar, estão junto com as minhas tintas, pinceis e colas porque são ótimos para misturar tudo e depois lavar e usar de novo.
Já comprei requeijão de copinho plástico e não gostei. Aliás é bom sempre verificar se o produto é realmente requeijão ou A BASE DE...
Como sou uma ecorreta gosto de comprar produtos cuja embalagem possa ser reciclada, e todos já sabemos das vantagens do vidro e das desvantagens do plástico.
É isso!

Anônimo disse...

facilities fuss stupid cards dhamtari sessionswhat otters adoption memorial committeeiif tens
semelokertes marchimundui