Este blog registra um fenômeno tipicamente brasileiro: o reuso em massa dos copos de requeijão.
This weblog registers a very local brazilian phenomenon: the massive reuse of requeijão glasses.
extinção do copo de requeijão!
Nossos copos de vidro "gratuitos" estão com os dias contados. Mais da metade das marcas de requeijão já mudaram para as embalagens de plástico. Em breve nossos copos serão apenas uma memória!
Participe desta ação: - envie frases, comentários ou histórias sobre o copo. - fotografe seus copos de requeijão e envie para o blog.
O email é info@andreabandoni.com
Registre sua apropriação dessa embalagem-objeto e poste aqui. Coloque nome e local. O copo de requeijão é um fenômeno único do design de embalagem brasileiro.
Meu copo do Mickey é um dos únicos que sobrou da minha coleção de copos da Disney. Que saudades deles!!! Eu sirvo sim com copo de requeijão, mas os sem desenho, os lisos, porque se quebrarem eu não vou ligar. Adorei seu blog!!!
Que fazer diante da ameaça aos copos de requeijão?
o que você faz com as novas embalagens de plástico?
O reuso do copo de requeijão é um improviso ou é induzido pelas marcas?
Você pagaria mais por um requeijão com copo melhor?
Você acha que pode existir uma relação entre produtos tipicamente brasileiros e embalagens altamente reaproveitáveis?
Requeijão Glass
The brazilian “copo de requeijão” (cream-cheese glass) is the best example of the reuse of glass in Brazil. Some brands substituted the glass cup with a bad copy of that cup made in plastics (it proves that they are aware of the reuse). Nowadays, more than a half of the market use plastic packaging, and there’s a trend in this direction. The use of this packaging as an object is not only an example of design with a further vision of product’s further life. This use is part of a country’s identity.
Por que este blog?
Esse blog nasceu de um trabalho sobre sustentabilidade que realizei para o meu mestrado. Estudando vidro e embalagens me deparei com essa questão tão peculiar e nacional que é o reuso dos copos de requeijão, um produto 100% nacional. O fato é que quase 80% do mercado de requeijão já migrou para as embalagens de plástico, que reduzem o peso para o transporte, reduzem as perdas por quebra, mas não reduzem o preço. Inicialmente, a mudança também acompanhou a redução da quantidade nos potes e uma mudança na fórmula do produto, esta última rapidamente corrigida, pois houve rejeição do consumidor e decréscimo nas vendas. Todos sabemos que a nova embalagem de plástico não é tão agradável no uso e muito menos no reuso... Mas isso não quer dizer que os fabricantes vão voltar atrás! Por isso registre sua memória nesse banco coletivo!
Quero comprovar que o fenômeno existe e que uma simples embalagem vira um objeto, e de grande valor para o brasileiro. Um mero copo que guarda lembranças, que contêm histórias, com valor maior do que muitas coisas caras.
Um comentário:
Meu copo do Mickey é um dos únicos que sobrou da minha coleção de copos da Disney. Que saudades deles!!! Eu sirvo sim com copo de requeijão, mas os sem desenho, os lisos, porque se quebrarem eu não vou ligar.
Adorei seu blog!!!
Postar um comentário