extinção do copo de requeijão!

Nossos copos de vidro "gratuitos" estão com os dias contados. Mais da metade das marcas de requeijão já mudaram para as embalagens de plástico. Em breve nossos copos serão apenas uma memória!

Participe desta ação:
- envie frases, comentários ou histórias sobre o copo.
- fotografe seus copos de requeijão e envie para o blog.

O email é info@andreabandoni.com

Registre sua apropriação dessa embalagem-objeto e poste aqui. Coloque nome e local. O copo de requeijão é um fenômeno único do design de embalagem brasileiro.



terça-feira, 27 de novembro de 2007

comentário de Maria Cecília B.B., São Paulo

Que idéia maravilhosa: copo de requeijão!! Mergulhar no nosso passado, na nossa cultura, nos nossos costumes. O copo de requeijão!! Talvez nenhum outro produto tenha tido um uso secundário na vida dos brasileiros tão marcante quanto o copo de requeijão!! Mesmo na casa daqueles que não consumiam o produto com tanta freqüência, o danado do copo podia ser encontrado, era – e ainda é, em muitas casas – parte intrínseca da “decoração cotidiana” da cozinha brasileira. Passei minha infância bebendo refrigerante, leite, suco e água em copo de requeijão, na minha casa e na dos meus amiguinhos. Cresci, e continuo bebendo leite, suco, água, cerveja e até vinho, se necessário, em tal copo. Há os mais largos, mais finos, mais retos, mais abaloados, altos e baixos. Os outros copos, por mais bonitos que fossem, sempre foram deixados de lado diante dos tão familiares copos de requeijão. “Só tem copo de requeijão; pode ser?” – “Lógico, é nesse mesmo que eu estou acostumado a beber”. Ai, vieram os desenhados, divertidos, e fazia-se coleção. Acabaram! E com o fim deles também logo começaram a sumir os mais tradicionais. TRADICIONAIS – sim, porque eles eram parte já do nosso dia-a-dia. Casa de rico, casa de pobre, casa de classe média, sempre possível encontrá-lo no armário, na pia, na mesa.

Eu, até hoje, quando vou ao supermercado, tento encontrar os potes de vidro. Confesso que já não sei mais quais são as marcas que ainda o tem, mas, se achar e não for uma marca tão desconhecida, muitas vezes opto por essa opção, simplesmente porque tem mais cara de requeijão. Se começaram com essa idéia por marketing ou se foi um uso criativo do brasileiro, eu não sei. Eu diria que um pouco de ambos, apesar que, acredito que a mente criativa dos marketeiros brasileiros deva ter pensado nisso quando lançou o produto. Se não pensou, aproveitou-se da idéia quando lançou a linha dos copos desenhados. Mas, imagino que os gastos tenham falado mais alto, e as empresas resolveram optar pela força do produto requeijão, mais do que na força de sua embalagem – por mais difícil que seja para nós aceitar que exista essa dissociação. Mas, pelo requeijão, como tão falado no blog, ser um queijo tipicamente brasileiro e adorado por muitos de nós, as empresas puderam se dar ao luxo de baratear o custo e ainda assim vender bem.

Eu, de qualquer forma, gostaria muito que os responsáveis pela mudança da embalagem parassem para ver a força deste trabalho e voltassem atrás, para nos dar, além do delicioso requeijão, o prazer de manter os copos em nosso uso diário e duradouro (tenho copos em casa que já não sei mais nem de quando são!). E digo mais: o fabricante que fizer o melhor design de copo, tendo um requeijão de qualidade e preço acessível, claro, ganha minha compra! O copo é parte do produto!!

Agora quando a caixa de catupiry, sabe que há muito tempo não pensava nessa troca, senti na época, mas nem tanto, até porque as novas caixas (de plástico) não eram tão ruins, e por ser uma caixinha, acho que foi facilmente substituída em nossas casas por outros objetos (caixas de presente, latinhas e etc). Já o copo de requeijão é praticamente único em seu reuso; trocado apenas por copos “de verdade”, sem graça, comprados única e exclusivamente com o intuito de serem meramente “copos”.


Ah, como último comentário: Tão logo vi o blog, comecei a escrever o texto. Achei a idéia espetacular, realmente me inspirou a pensar a respeito e vir aqui defender o tão querido e familiar “copo de requeijão”. Meu voto é contra a sua extinção!!

Logo mais farei as fotos!!

3 comentários:

Rafael de Medeiros Ramos e Bruno Chiarioni Thomé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael de Medeiros Ramos e Bruno Chiarioni Thomé disse...

Em casa, as novas embalagens de requeijão, depois de usadas, vão para a reciclagem. Antigamente, quando vinham em copos de vidro, a reciclagem era o próprio uso cotidiano, o ato de beber água. O copo de requeijão é o copo diário, de acesso mais fácil na maioria das casas, enquanto os copos oficiais ficam reservados às visitas, ao whisky e (às vezes) ao vinho e à cerveja.

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu