extinção do copo de requeijão!

Nossos copos de vidro "gratuitos" estão com os dias contados. Mais da metade das marcas de requeijão já mudaram para as embalagens de plástico. Em breve nossos copos serão apenas uma memória!

Participe desta ação:
- envie frases, comentários ou histórias sobre o copo.
- fotografe seus copos de requeijão e envie para o blog.

O email é info@andreabandoni.com

Registre sua apropriação dessa embalagem-objeto e poste aqui. Coloque nome e local. O copo de requeijão é um fenômeno único do design de embalagem brasileiro.



segunda-feira, 14 de abril de 2008

A EXTINÇÃO DOS COPOS DE REQUEIJÃO - Um estudo sobre a substituição do vidro pelo plástico numa embalagem-objeto tipicamente brasileira.







O copo de requeijão é único na história do design de embalagem brasileiro. Ele é apropriado como objeto pelo consumidor, conferindo, assim, uma nova e longa vida a uma mera embalagem. Este fenômeno acontece de forma não orquestrada e em escala massiva em todo o Brasil.
No entanto, recentemente as marcas começaram a substituir embalagens de vidro por plástico, mantendo o design. A embalagem-copo, como se conhecia, é ameaçada de extinção, modificando relações já estabelecidas.

Pesquisa Formal e Informal

Num estudo sob o tema Sustentabilidade, a partir de um trabalho de comparação de materiais, meu ponto de partida foi comparar embalagens de vidro e de plástico. Para realizar o trabalho elegi o estudo de caso do copo de requeijão, o qual, devido ao produto (queijo tipicamente brasileiro, independente de marcas), ao material (vidro) e à forma da embalagem (copo) foi por muitos anos reutilizado pelo consumidor. No entanto, mais de 80% das embalagens do produto já foram substituídas por embalagens de plástico. Trata-se de um fenômeno único, que, neste exato momento, está num processo de transformação que não passa despercebido ao consumidor.
Desde o início houve grandes problemas de falta de informações sobre o tema. Qualquer brasileiro conhece e sabe como é comum o reuso de copos de requeijão. No entanto, por ser um uso econômico e improvisado de uma embalagem que teoricamente é feita para descarte, não há provas de que esse uso existe, nem estatísticas sobre isso.
Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa formal sobre o tema, com empresas produtoras de requeijão e profissionais do segmento de embalagens que trabalharam na substituição pelo plástico . As empresas não levantam dados sobre o reuso da embalagem, pois apesar de cientes do fenômeno, não demonstram real interesse no que possa acontecer com o copo depois de vendido o requeijão. Foram constatadas 3 razões principais para a mudança para o plástico: facilidade de transporte, ações judiciais por conta de cacos de vidro dentro do produto, e, principalmente, menor custo . As marcas que ainda mantêm copos de vidro possuem preço mais caro na gôndola e o fazem por saber que seu consumidor prefere o copo de vidro, associando-o a um produto tipo “A”.

Sem maiores dados oficiais, a pesquisa seguiu com uma aproximação informal ao tema. Constatou-se no Orkut (maior site de relacionamentos do Brasil) que 72 comunidades - agrupando cerca de 30 mil pessoas - mencionam “copo de requeijão” em seu nome, sendo grande parte, e especialmente a maior delas, diretamente ligada ao reuso do copo: “Eu bebo no copo de requeijão” possui mais de 19.200 integrantes.
Percebeu-se que a substituição do material da embalagem já gerava polêmica no Orkut, e que a mudança era mencionada isoladamente na mídia, principalmente a digital. Isso constatado, decidi maximizar a situação, divulgando na internet um blog que declara a “ameaça de extinção” do copo de requeijão, e pede colaboração pública para comprovar o reuso da embalagem através do envio de fotos e textos. O “Projeto Requeijão” – www.projetorequeijao.blogspot.com.br - seria uma forma de registrar o fenômeno antes que ele desaparecesse.
Este projeto foi divulgado principalmente via email, com ajuda de alguns blogs e um site especializado em design . No primeiro mês, quando se realizaram votações em enquetes online, o blog teve quase 1.000 visitantes, e foram recebidas por email mais de 100 reações diretas. São alguns dos resultados das enquetes do blog:
- 57% dos participantes, diante da ameaça aos copos de requeijão, acreditam que a melhor atitude é boicotar as embalagens ruins de plástico.
- 50% diz que joga fora e não reaproveita as novas embalagens de plástico.
- 61% pagaria mais caro por um copo de requeijão melhor.
Entre as reações que foram postadas no blog, percebi que algumas pessoas se interessavam em discutir sustentabilidade, porém a maioria dos participantes estava mais interessada em falar sobre sua relação com o copo, para de fato registrar o valor que a simples embalagem adquiriu em sua rotina.
Paralelamente à pesquisa com o público, foi realizado um estudo sobre os materiais plástico e vidro. Através de consultas a órgãos internacionais e outras fontes de avaliação de sustentabilidade, foi possível comparar as qualidades e limitações dos materiais enquanto embalagens. Surgiu aí uma direção oposta e inesperada: em diversos estudos prova-se que, ecologicamente, é preferível utilizar embalagens plásticas a embalagens de vidro. Num contexto ideal, ambas podem ser recicladas, certamente, num futuro próximo, o plástico poderá ser obtido em fontes renováveis e, mais que o vidro, apresenta facilidades de transporte, estocagem e segurança, sem perda de funcionalidade no manejo do produto.
Entretanto, sabendo que o plástico biodegradável ainda não é uma realidade, quando vemos na prática o valor de reuso que uma embalagem de vidro como o copo de requeijão pode adquirir e notamos que há uma função cultural deste objeto - preferido pelos usuários - voltamos à questão básica do trabalho: o que é sustentabilidade?

Resultado da Pesquisa

Se, por um lado, temos ferramentas objetivas para definir o grau de sustentabilidade de uma embalagem ou um material, por outro não temos estatísticas ou sequer métodos para mensurar o valor psicológico ou cultural de um objeto. Despretensiosamente, devido ao método adotado e através dos depoimentos e imagens coletados, abriu-se uma larga discussão, que levou em conta valores, natureza, tempo e hábitos.
É importante colocar também que, no caso do copo de requeijão, o modo como foi substituída a embalagem de vidro pela de plástico é determinante para a rejeição desta última. Houve redução na quantidade do produto e, em certos casos, até modificação na fórmula do requeijão. Porém, mais significante que isso é constatar que o design do copo de vidro foi simplesmente “copiado” em outro e menos nobre material, sem uma reformulação substancial da forma num novo contexto. A adição de uma tampa, como foi feito, poderia realmente resolver o problema da transição, porém o resultado é um híbrido de copo e “tapeware”, que não supre de fato nenhuma das funções com a qualidade que tínhamos anteriormente no copo de vidro.
Na escala estudada, exemplos de embalagem-objeto não são muitos, sendo o reuso uma das atitudes mais ecologicamente corretas da atualidade e, o copo, um verdadeiro símbolo de brasilidade por seu conteúdo e apropriação. Neste caso, onde o objeto é a embalagem reutilizada, pode-se dizer que a embalagem possui valor equivalente ou até maior que seu conteúdo.
Ressalto a dimensão extraordinária que o copo de requeijão em seu reuso tem na vida dos brasileiros. É emocionante ver como algumas pessoas descrevem sua apropriação do objeto, que é visto como de uma beleza informal, altamente funcional e por vezes insubstituível. Esta atitude é muito rara numa sociedade que preza o consumo e banaliza o descarte. Ver manifestações espontâneas sobre um objeto aparentemente sem valor e poder documentar com acesso democrático foi uma oportunidade muito especial.
O blog na internet também deixa uma documentação para o futuro, mostrando o objeto representado pelos próprios usuários e trazendo textos que explicam como as pessoas se relacionam com o copo e com o impasse da substituição de materiais .

Fim do Trabalho?

O trabalho, por fim, pretendia definir qual era a embalagem mais adequada para o copo de requeijão e comunicar esta escolha através do design do produto. Com os resultados obtidos foi feita uma proposta para o atual momento de transição. Já que se considera mais importante o valor da discussão iniciada, a idéia é imprimir no copo de vidro frases coletadas no blog e o endereço do mesmo, conectando assim a mídia online/ atemporal com a mídia que circula e é o próprio objeto de discussão: o copo. Esta proposta embasa-se nas próprias contribuições do blog, onde é possível notar que as pessoas gostam e valorizam copos “personalizados”, em que há imagens impressas, geralmente com temas bem brasileiros (times, obras de arte, personagens, pontos turísticos, etc.)
As frases serão impressas de modo a estimular o reuso do copo, já que, quando contêm requeijão são quase ilegíveis, mas quando contêm outros líquidos (reuso) fazem-se nítidas. Com a possibilidade de conter também o nome dos autores das frases, a “edição limitada” pode alimentar ainda mais o processo, incentivando as pessoas a participarem do blog com a possibilidade de terem um copo com uma contribuição sua.
Fica claro que, para nós, o mais interessante é envolver os atingidos nesta substituição e ampliar a discussão para as mais diferentes esferas. Esperamos conseguir em breve implementar o projeto. Ao colocar o debate em pauta, ganhamos todos os envolvidos na situação. Especialmente na área de design, mais conhecida por “estilo” e “novidades”, o debate realça essas outras questões que são tão ou mais importantes na área: cultura, sustentabilidade, comunicação.


Andrea Bandoni é arquiteta pela FAUUSP e atualmente cursa Mestrado em Design na Design Academy Eindhoven. andreabandoni@gmail.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Good brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.

Anônimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Dismiss Sluggish Downloads Using NZB Downloads You Can Instantly Search High Quality Movies, Games, MP3 Albums, Software and Download Them @ Fast Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]

Anônimo disse...

Infatuation casinos? preoccupied of get-up-and-go unshaky of this untested [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] shift and in online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our blooming [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] evade at http://freecasinogames2010.webs.com and bring about bona fide genially touched in the give something !
another unsurpassed [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] in the dissertation of is www.ttittancasino.com , in the seminar of german gamblers, pressurize freed online casino bonus.

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта projetorequeijao.blogspot.com